sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A saúde no Pico; mais uma reflexão - Publicado no Jornal do Pico a 28 de Fevereiro de 2105


A saúde no Pico; mais uma reflexão



Começo por esclarecer que não é verdade que os eleitos pelo Pico não tenham vindo a tomar regularmente posição sobre esta importante questão. Eu próprio o tenho feito com acentuada regularidade até porque, contrariamente a alguns, sou um utente que, por opção, vive no Pico.



Outros esquecem a responsabilidade que têm, mas não querem assumir. Lembro o que se passou com a construção e posterior utilização do então novo Centro de Saúde de São Roque que nunca atingiu os fins para que tinha sido/foi construído. Não aceito a possibilidade de situação idêntica ocorrer com a nova unidade de saúde construída na Madalena.



Vivemos tempos, que se bem geridos, poderão constituir-se como a grande oportunidade para se implementar uma viragem histórica do sector da saúde na nossa Ilha.



É legítimo, até porque essa espetativa foi criada pelos governantes, exigir-se que o novo edifício seja muito mais do que um simples centro de saúde. Só assim se percebe a sua dimensão e o montante do investimento bem como um conjunto de novas valências que visavam um novo patamar para a saúde na Ilha.




Com a inauguração do novo edifício, chegou a altura de implementar um novo modelo para a USIP que deverá incluir valência hospitalares que permitam tornar as constantes evacuações e transferências de doentes numa exceção e não numa regra.



Não é admissível que se crie o Novo Serviço de Urgência Médico-cirúrgico sem as seguintes especialidades médicas: Medicina Interna, Pediatria, Cirurgia e Anestesiologia. A estas deve ser atribuído o regime de permanecia a fim de assegurarem um Serviço de Urgência devidamente equipado, sejam por quadros da USIP ou do Serviço Regional de Saúde, em rotação.



Acrescem ainda o pleno funcionamento das SIV´s, a ambulância e as consultas na Ponta da Ilha e as consultas de especialidade em gabinetes tecnicamente preparados para o efeito, incluindo cirurgia ambulatória. A título de exemplo: Oftalmologia, Cardiologia, ORL, Obstetrícia/Ginecologia, Ortopedia, Fisiatria e ainda um gabinete de Imagiologia com equipamentos de TAC e ECO para além da radiologia convencional. Sempre numa perspetiva de otimização dos recursos existentes na Região.



Os deputados eleitos pelo Pico, nas listas do PS, consideram, e propuseram, ser de manter um Serviço de Atendimento Noturno/Triagem nas Lajes e em São Roque, porque estes Centros de Saúde manterão o internamento, implicando por isso a permanência física simultânea de dois enfermeiros no período entre as 20h00 e as 08h00, sendo um afeto à viatura SIV - como é sabido esta viatura tem baixo número de solicitações. Este serviço permite que qualquer utente destes dois Concelhos, que se desloque pelos seus próprios meios, seja assistido no seu Centro de Saúde para uma primeira triagem, qualitativamente melhor do que acontece agora – o enfermeiro afeto à SIV possui conhecimentos acrescidos em Suporte Avançado de Vida - e para posterior seguimento, em articulação com o médico do Serviço de Urgência. Trata-se, aliás, de um procedimento seguido em países altamente desenvolvidos como é o caso da Dinamarca.




Consideram ainda que, sem estarem criadas todas as condições atrás referidas, não podem nem devem ser alteradas as funcionalidades dos Centros de Saúde das Lajes e de S. Roque, sob pena de se penalizar de forma grave e desumana os seus utentes.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

VOTO DE CONGRATULAÇÃO RELATIVO AO 25º. ANIVERSÁRIO DO CANDELÁRIA SPORT CLUB

 
 
 
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
 
 
O surgimento da patinagem e do hóquei em patins na freguesia da Candelária está ligado ao aparecimento, no início dos anos oitenta do século XX, de alguns pares de patins de origem norte americana e não se pode dissociar do enorme sucesso internacional então alcançado pelo hóquei em patins português e que teve o seu ponto alto com a conquista do Campeonato do Mundo de 1982.
Em 1984, fruto dessa evolução e do entusiasmo e empenho do Sr. Amílcar Quaresma, o Pico leva a Santa Maria a sua primeira seleção de hóquei em patins, no escalão de iniciados, para participar no Campeonato Açoriano.
No ano de 1986 foi fundada a Associação de Patinagem do Pico, implementando-se, a partir da época desportiva de 1987/1988, a patinagem federada na ilha.
Por essa altura, o Agrupamento 808 do Corpo Nacional de Escutas iniciou a prática da patinagem e em 24 de Janeiro de 1990 foi fundado o Candelária Sport Clube, transferindo-se a patinagem dos escuteiros para o novo clube.
O Candelária Sport Clube conta com uma história curta, mas já recheada de inúmeros sucessos desportivos.
Logo na época desportiva de 1993/1994 sagrou-se Campeão Açoriano em juvenis. Na época seguinte repetiu a conquista do título açoriano de juvenis, enquanto a equipa de seniores ganhou o seu primeiro Campeonato de Ilha, conquistando o acesso ao respetivo Campeonato Açoriano.
Nestas duas épocas os patinadores do Candelária Sport Clube constituíram a base da seleção do Pico em iniciados que alcançou outros tantos títulos regionais.
No início da época de 1995/1996 o Candelária Sport Clube alcançou o terceiro título açoriano consecutivo em juvenis, apurando-se para a fase final do respetivo Campeonato Nacional. Pela primeira vez, a ilha do Pico teve o privilégio de receber e ver jogar equipas com pergaminhos no hóquei em patins – Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica, Oquei Clube de Barcelos, Clube Sport Marítimo e Juventude Azeitonense. Em seniores o Candelária Sport Clube reconquistou o Campeonato de Ilha.
Na época de 1996/1997 a equipa de seniores voltou a ganhar o Campeonato de Ilha e sagrou-se Campeã Açoriana. Esta época ficou também marcada pela realização do 1.º Torneio de Hóquei em Patins da Candelária.
Na época de 1997/1998, os juvenis do Candelária Sport Clube voltaram a vencer o Campeonato Açoriano. Nesta época e na seguinte o hóquei em patins do Candelária Sport Clube contou com a coordenação técnica do Prof. João Meireles, prestigiado treinador e ex-selecionador nacional de jovens.
Na época de 2000/2001 a equipa de seniores alcançou o segundo título regional.
A época desportiva de 2001/2002 foi a época de estreia do Clube na Taça de Portugal. No Campeonato Açoriano de seniores o Candelária Sport Clube voltou a alcançar o 1.º lugar conquistando o direito de participar no Campeonato Nacional da III Divisão na época desportiva de 2002/2003. Foi também nesta época desportiva que se realizou a 1.ª edição do Torneio das Vindimas.
A época desportiva de 2002/2003 constitui-se num dos momentos mais altos da história do Clube tendo conquistado a subida à II Divisão. Nesta época de estreia no Campeonato Nacional da II Divisão, o Clube venceu a Zona D e na fase final classificou-se em quarto lugar, tendo ainda atingido os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Na época desportiva de 2004/2005, o Clube sagrou-se vice-campeão nacional da II Divisão garantindo assim o acesso da equipa principal de seniores ao Campeonato Nacional da I Divisão. A participação da equipa principal de seniores no Campeonato Nacional da I Divisão constitui um feito inédito para o desporto açoriano.
O Candelária Sport Clube dedica-se exclusivamente à modalidade de hóquei em patins, contando com cerca de uma centena de patinadores nas escolas de patinagem nos escalões federados – infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores – abrangendo como área de recrutamento de patinadores as freguesias da Candelária, Criação Velha e Madalena.
 
Assim ao abrigo das disposições estatutárias e regimentais aplicáveis, a Assembleia Legislativa Regional dos Açores emite um voto de congratulação pela passagem, no passado dia 24 de Janeiro, do 25º. aniversário do Candelária Sport Clube.
 
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao Candelária Sport Clube e à Associação de Patinagem do Pico.
 
 
Sala das Sessões, 10 de Fevereiro de 2015
 
O Deputado Regional
 
Lizuarte Machado