sábado, 21 de junho de 2014

PRESO POR TER CÃO, PRESO POR NÃO TER CÃO - Publicado no Jornal do Pico a 20 de junho de 2014


PRESO POR TER CÃO, PRESO POR NÃO TER CÃO

Iniciada que está a obra de construção da nova Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, como era de prever, começou a polémica. Justamente quem, muitas vezes tendo responsabilidades educativas, se devia regozijar com o início da obra fica-se pela crítica fácil e sem fundamento – poucas salas de aula, salas pequenas, etc. – o habitual.

Vejamos então o que será a referida escola:

Para além das vinte e duas salas tradicionais de aulas com dimensão adequada – cerca de 7x7 metros – de dois laboratórios, de posto de 1º socorros, de mediateca, de cozinha, de refeitório, de auditório, de ginásio, de polidesportivo e campo de jogos exteriores e de todos os espaços de apoio comuns a uma escola desta dimensão, tem ainda, em termos de salas, uma sala polivalente de grandes dimensões, uma sala de educação visual e tecnológica, uma sala de educação tecnológica, uma sala de desenho, uma sala indiferenciada, uma sala de apoio permanente, três salas para atividades de grupo, seis espaços de educação plástica, uma sala de informática e três salas de música. No atrás referido, estão contabilizadas quarenta e uma salas de diferentes dimensões e caraterísticas consoante o fim a que se destinam.

Acrescem ainda quatro gabinetes de professores e três salas de reuniões, dois gabinetes de educação especial e apoio socioeducativo, gabinete de psicologia, gabinete de ação social escolar, sala de encaminhamento disciplinar, três gabinetes de atendimento aos pais, um gabinete para a associação de pais e encarregados de educação, oficina de manutenção, arrecadação geral, papelaria, arquivo corrente e arquivo morto, lavandaria, secretaria, reprografia, gabinetes para os órgãos executivos, sala de trabalho das educadoras, sala de convívio de alunos, sala dos professores de educação física e desporto, gabinete para a associação de alunos, sala de convívio do pessoal docente e não docente e um sem número de arrecadações, sanitários, balneários, vestiários, gabinetes diversos, áreas técnicas, etc.

No total, teremos uma área bruta coberta de 11.433,95 m2 e uma área exterior coberta de 1.885,30 m2, num total de 13.319,25 m2 de área coberta. O custo da empreitada é de 16,4 milhões de euros e o prazo de execução de 24 meses.

Aguardemos pois pela conclusão da obra, porque, como alguém disse, “ O tempo deixa perguntas, mostra respostas, esclarece dúvidas…Mas, acima de tudo, o tempo traz verdades”.


Sem comentários:

Enviar um comentário